
O perfil dos empreendimentos, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários do Brasil, é, majoritariamente, de microempresas do setor de serviços.
Segundo a CONAJE, os jovens brasileiros entre 15 e 29 anos que estão empreendendo consideram que empreender é ter um propósito, conseguir colocar em prática seus sonhos, liderar ideias criativas e ser protagonista da própria vida. Assim, 60% deles entendem como sucesso ter um negócio de impacto, trazendo benefícios pessoais e para a sociedade.
Isso é um reflexo fiel do perfil das Gerações jovens hoje, a Y e a Z, que buscam estilos de gestão mais colaborativos, e tem como metas de carreiras trabalharem para si mesmos, com construção de múltiplas carreiras. A busca por um propósito é o principal ponto nos empreendimentos de jovens empreendedores, destacando um engajamento emocional bastante forte.
Além disso, os jovens empreendedores entendem a importância da transversalidade dos conhecimentos nos empreendimentos, e confirmam que a dificuldade por conhecimentos administrativos e burocráticos dificultam o trabalho das mais diversas áreas. Apesar das grandes dificuldades encontradas, as novas gerações de empreendedores se apresentam mais independentes na criação e desenvolvimento, mas ainda dependem de conhecimentos.
Por isso, é imprescindível a busca por mais acesso à informação, ao imediatismo e à resolução de problemas de forma abrangente através das capacitações.
Comments