De acordo com levantamento feito pela Febraban, o crédito para micro e pequenas empresas praticamente dobrou entre os anos de 2020 e 2021, ou seja, durante o período de pandemia. Mais precisamente, o setor teve um crescimento do crédito destinado às micro e pequenas empresas (MPEs), de 94,7% no acumulado do período.
A pesquisa inaugura uma série chamada “Estudos Febraban”, que deseja contribuir para o debate de temas de interesse do setor financeiro. Então, para saber mais, confira a seguir.
Crédito para micros e pequenas empresas quase dobrou na pandemia
Dessa forma, segundo a Febraban, os estudos divulgados nos próximos meses são uma iniciativa para trazer mais transparência, além de aproximar a entidade da população. No caso da pesquisa sobre crédito de pequenas e médias empresas, Isaac Sidney, presidente da entidade, afirma que os números desfazem uma impressão de que o crédito não chegava até essas organizações.
“[Os números] reforçam o importante papel de suporte do setor bancário a esse segmento, setor fundamental de nossa economia, que gera milhões de empregos e contribui exponencialmente para o desenvolvimento e crescimento de nosso país”, avaliou em entrevista à imprensa.
Por fim, ainda segundo o estudo da Febraban, o crédito destinado às MPEs ganhou participação na carteira Pessoa Jurídica Total, saindo de 13,2% em 2019 para 19,7% em 2021. Além disso, o desempenho do crédito para as empresas desse segmento registrou sua maior expansão em 2020, com aumento de 77%. Em 2021, o crescimento foi bem menor, atingindo uma taxa de apenas 10%. Confira o relatório divulgado pela Febraban com o estudo completo!
Comments