top of page
Foto do escritorFenae Brasil

Empreendedorismo feminino: dicas para empreender na pandemia


Muitas mulheres apostaram no empreendedorismo como caminho para se reinventar na pandemia. Seja por necessidade, oportunidade ou sonho, não importa o motivo. O fato é que mais de um ano depois da chegada do coronavírus ao Brasil, há uma parcela relevante de empreendedoras que estão em uma montanha russa que só vai pra cima.


Um dos motivos para todo esse sucesso, é determinação e foco num público específico, trabalhando a pegada digital, e a influência nas redes sociais. Isso é imprescindível para ver o negócio crescer, ainda mais agora que o acesso às redes sociais aumentou consideravelmente e conquistou novos usuários. Além de novas redes sociais que foram “descobertas” durante a pandemia.


As mulheres empreendedoras têm mais apreço e cuidado com as redes sociais e a visibilidade de seu produto/serviço na mídia. Dados de um levantamento do Sebrae realizado no ano passado (2020) em parceria com a Fundação Getulio Vargas mostram que elas utilizam com mais destreza as ferramentas digitais – quase 70% das empreendedoras vendiam ou passaram a vender online na pandemia, contra 63% dos homens.


Entretanto, é sempre bom ir além. Começando com os primeiros passos:


1- traçar um objetivo inicial - focado no que a sua empresa irá vender, ou serviço que irá prestar. Sem metas não há organização, e empreender também é resultado.

2- Ter um planejamento - ao estipular metas coloque-as no papel: Quanto quero vender? Quanto preciso ter de lucro? Quais os caminhos para alcançar isso?

3- Foco no digital - como já dito anteriormente, a pandemia impulsionou as vendas nas plataformas digitais. Se você não manja muito de redes sociais e marketing digital, é preciso se atualizar. Há cursos online, workshops promovidos por entidades, vídeos no YouTube. Corra atrás da informação.

4- Foco no cliente - ter um direcionamento específico para cada público ajuda na interação e engajamento. O que o meu cliente quer? Ouça os feedbacks e não tenha medo de mudar. Priorize essa interlocução direta com o consumidor

5- Alinhe as expectativas - empreender requer tempo, paciência e capital, alinhar as expectativas é entender que o retorno financeiro raramente vem de imediato, por isso, o planejamento é essencial, inclusive financeiro. Não desanime! É preciso persistência e organização.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page