Mães empreendedoras
- Fenae Brasil
- 4 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

A maioria das mães têm um dia a dia cheio de desafios pessoais e grande parte busca conciliar sucesso profissional com sucesso pessoal, e decidem por fazer com que esses dois andem de mãos dadas.
Uma mãe busca sempre ser um bom exemplo para seu filho. Essas mães precisam ser líderes e livres economicamente. E isso é possível através da educação financeira, do direcionamento de sua área e do acesso ao capital. O Brasil vive um cenário em que 48% das mães ficam desempregadas no primeiro ano após o parto. Sair de vez do mundo corporativo e ter seu próprio negócio parece algo promissor. Hoje, existem cerca de 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, sendo que 52% delas têm filhos.
O empreendedorismo materno é uma revolução, entretanto, nada de romantizar. Empreender exige dois elementos fundamentais: tempo e dinheiro.
Os resultados do levantamento feito pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas – FGV (9ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios), revelou que as mulheres, incluindo as que são mães, inovam, demonstrando maior agilidade. Ao implementar criações em seus negócios, dentre estas, o fortalecimento da presença digital.
A inovação e adaptação é o que sustenta as pequenas e microempresas nesse período que estamos vivendo. As empreendedoras também se destacam no uso do delivery e nas mudanças desenvolvidas em produtos e serviços para se adaptar à necessidade dos clientes.
É importante empreender em segmentos que podem ser conciliados com a maternidade e que possibilitem flexibilidade de horários, permitindo que estejam presentes no desenvolvimento dos filhos e, ao mesmo tempo, à frente dos negócios com comprometimento e estratégia.
Alguns pontos importantes para conseguir alavancar o seu projeto empreendedor é ter uma rede de apoio: definir quem cuidará da criança - seja de forma remunerada, seja com a ajuda da família - é importante para gerenciar o tempo e organizar o trabalho. Seja gentil com pessoas e agressiva com números: é preciso ter um olhar apurado para números e dinheiro. Questione: “Quanto eu tenho de dinheiro, quanto eu aguento de investimento? Quem sou eu nessa equação? ”.
No mais, comece já: quando você tem uma ideia e já sabe o que e como fazer não é preciso esperar. Precisa fazer o projeto funcionar. Empreender é aprender e se moldar durante todo o processo.
Comments