top of page
Foto do escritorFenae Brasil

O futuro do empreendedorismo no Brasil


Conhecer o cenário do empreendedorismo no Brasil é importante para ter insights, identificar tendências e saber como se posicionar no mercado. Ao longo dos últimos anos, passamos por uma série de mudanças no mundo do trabalho.


Antes, o cenário do empreendedorismo era movimentado, em sua maior parte, por necessidade. Hoje, embora este ainda seja um dos motivos, a crença de que temos soluções para problemas emergentes se tornou mais forte.


Empreender é um grande desafio, porém mesmo diante de incertezas, a tendência é que o sonho de ser empreendedor siga em um constante crescimento. E o mundo vai adaptando-se a novas realidades. Por exemplo, a facilidade para abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Afinal, a abertura de um CNPJ pode ser feita sem sair de casa e sem burocracia, por meio de um computador com acesso à internet em um aplicativo disponibilizado pelo próprio órgão.


Se abrir um CNPJ é tarefa fácil, manter uma empresa pode ser um pouco mais complicado. Enquanto algumas mudaram a modalidade de tributação para o MEI, outras deixaram de ser rentáveis. Por isso, não basta só ter capital para investir, é importante se qualificar por meio de cursos de empreendedorismo e capacitação.


Hoje ouvimos falar sobre um novo conceito, ou melhor, um novo perfil de empresários. É o empreendedor digital. O que isso significa? Que o empreendedorismo digital consiste em negócios criados a partir da web em todos os seus pontos de contato — compra e venda de produtos ou serviços, relacionamento, transações. Por vivermos em uma sociedade cada vez mais conectada, a internet se tornou uma porta para novos negócios.


A chegada da pandemia teve um papel influente na migração de micro e pequenos empreendedores para o digital. As vendas online foram, e ainda são e pretendem continuar sendo, a salvação de boa parte dos comércios durante todo esse período pandêmico. Mas a transferência de loja para a internet de uma hora para outra, não foi fácil. Muitos lojistas não estavam preparados ou não tinha afinidade com a tecnologia, e teve que correr atrás para aprender. De acordo com pesquisa do CESAR, um dos maiores centros de inovação do país, 23,7% das empresas respondentes concordam que a transformação digital se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico.


Um levantamento feito pela empresa de carteiras digitais PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp divulgou que o mercado de comércio eletrônico cresceu 40,7% entre 2019 e 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais.


E se você já chegou até aqui, motivos não faltam para dar o primeiro passo rumo ao sonho de ter seu próprio negócio. As oportunidades estão por aí para quem quer gerar renda extra, ter seus próprios horários ou se dedicar a algo que realmente gosta. O empreendedorismo no Brasil requer profissionais capacitados para superar obstáculos e trilhar o caminho para o sucesso. Então vá em frente, tire seu projeto do papel!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page