Nos últimos tempos, os transtornos relacionados à Saúde Mental se tornaram problema de saúde pública. Segundo a OMS:
- 322 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo (4,4% da população mundial). O Brasil é o segundo país mais depressivo da América Latina, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. São 11,5 milhões de brasileiros (5,8% da população).
- 264 milhões de pessoas possuem transtornos de ansiedade no mundo (3,7% da população planetária). O Brasil é o país mais ansioso do mundo: 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade (9,3% da população).
A Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que em 2019 foram 200 mil pessoas que morreram no país em decorrência de doenças cardiovasculares, sendo o estresse apontado como uma das principais causas. Levando em conta estas métricas e olhando para elas dentro do âmbito empresarial, infelizmente os dados continuam alarmantes:
Segundo pesquisa do ISMA (International Stress Management Association) de 2019, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela causada pelo estresse. Desse número, 32% sofrem de burnout (esgotamento) e continuam trabalhando por medo de serem despedidas.
A mesma pesquisa também revelou que 9 em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, e 47% deles sofrem depressão em algum nível.
O Ministério da Previdência Social também apontou que os transtornos mentais e emocionais já são a segunda maior causa de afastamento do trabalho. E que nos últimos 10 anos aumentaram em 20 vezes as concessões de auxílio-doença relacionadas à saúde mental, que com frequência afastam o colaborador por mais de 100 dias.
Atualmente, os principais desafios de grande parte das empresas têm sido com gastos relacionados à saúde mental dos colaboradores. Até mesmo com casos de Desengajamento e Presenteísmo, pois segundo o ISMA, no Brasil, 74% das pessoas não estão engajadas no trabalho porque não estão felizes.
Com isso, trouxemos uma lista com cinco dicas que ajudarão a manter uma boa saúde mental, e um bom rendimento no ambiente de trabalho:
1. Criar um ambiente de trabalho saudável
Ambientes tóxicos tendem a desestimular os colaboradores e, consequentemente, diminuir os resultados de uma empresa.
2. Ambiente de trabalho confortável
O ambiente de trabalho, em termos físicos, também faz a diferença na produtividade e saúde mental no trabalho! Um local totalmente fechado e desorganizado não faz o colaborador se sentir confortável ali por muitas horas.
3. Oferecer Terapias de Autoconhecimento
Autoconhecimento é um olhar para dentro, para investigar e conhecer a si mesmo (a). Através do autoconhecimento, temos a consciência de quais são nossas maiores virtudes, potencialidades, e também desafios, e usamos isso a nosso favor na vida profissional e pessoal!
4. Ter Práticas de Yoga no trabalho
Seus exercícios respiratórios e físicos auxiliam a regular as glândulas e hormônios do corpo, aliviar tensões, criar fortalecimento muscular e focar a mente.
5. Praticar Meditação na Empresa
Segundo pesquisas científicas, a Meditação:
- Diminui emoções negativas como ansiedade, raiva, confusão, estresse e depressão – Universidade de Tecnologia de Dalian
- Redução em 48% o risco de ataque cardíaco e AVC – Revista Circulation
- Melhoria do sistema imunológico – Judson Brewer, Yale
- Aumento da serotonina (hormônio da felicidade) e diminuição do cortisol (hormônio do estresse) – Dr. Martin Porter
- Resistência maior a dores – Universidade de Wisconsin
- Para o trabalho é ótima, pois amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação da saúde mental.
Comentarios