top of page
Foto do escritorFenae Brasil

Startup e pequenas empresas: quais as principais diferenças?


A dúvida sobre o que diferencia uma Startup de uma Pequena Empresa, ainda confunde muita gente, mas há uma gama ideológica e organizacional que faz com que a diferença entre startup e pequena empresa seja grande, inclusive com distintas estratégias de financiamento e análises de desempenho para os gestores ou donos do negócio.


Se você quer abrir um novo empreendimento, mas ainda está confuso sobre esses formatos e acerca de qual seria o mais adequado para sua ideia, este post irá te ajudar!


Em primeiro lugar, a maior diferença entre estes dois tipos de empresa está nos seus objetivos principais. As pequenas empresas são guiadas pelas imagens de rentabilidade e valor estável a longo prazo, enquanto que as startups estão focadas nas receitas para seu financiamento e no potencial de crescimento.


O ambiente organizacional também se diverge. Uma das grandes características de uma startup é o alto risco e incerteza de negócio, já que a empresa ainda está moldando sua estrutura de operação junto com a sua equipe. Já numa pequena empresa a estrutura de operação é bem consolidada, o que reduz os riscos de incerteza.


E por fim outro ponto importante que é distinto entre esses formatos, é o custo. As startups não ganham lucros desde o primeiro dia de seu início. O empresário tem de trabalhar para o crescimento e desenvolvimento da empresa ao nível dos serviços, produtos e atendimento aos clientes. A pequena empresa, como em qualquer outra empresa, também visa obter lucros e requer tempo. Porém, a diferença é que essas empresas visam gerar lucros somente para os proprietários ou apenas para os operadores.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page